Editorial

Sidnei Quezada Meireles Leite

Resumo


           Em 2018, a Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica (DECT)entra no seu oitavo ano de publicações. O periódico apresenta 3 números regulares por ano, com ampla abrangência em educação científica e tecnológica. A revista foi organizada em três tipos de artigos: artigos científicos completos com dados pesquisa; ensaios científicossobre práticas pedagógicas, formação de professores, diversidades e inclusão, educação profissional e estudos sobre tecnologias educacionais; e artigos de revisão científica sobre um assunto no contexto da educação científica e tecnológica. Vale lembrar que há um bom número de trabalhos realizados em estudos de programas de pós-graduação stricto sensu da área de Ensino e da Educação, e em áreas de fronteira, no âmbito nacional e internacional.

           No quadriênio 2013 - 2016 da Capes, o periódico revelou um Qualis nas seguintes áreas: Administração - B4; Ciências Ambientais - B2; Engenharia III - B5; Engenharia IV - B5; Ensino - B1; Interdisciplinar – B2; Linguística e Literatura - B5; Serviço Social - B5; Enfermagem – B5; Educação – B5; Biotecnologia – C; e Química - C. 

           O período abrange estudos da área da Educação nas seguintes linhas temáticas, a saber:

(a) Ensino de Ciências e Matemática;

(b) Ensino de Humanidades; 

(c) Formação Inicial e Continuada de Professores da Educação Básica; 

(d) Tecnologias Educacionais e Recursos Didáticos; 

(e) Educação Profissional e Tecnológica; e 

(f) Diversidades e Inclusão Social.

 

           O periódico compreendeestudos sobre metodologias educacionais, teorias de aprendizagem, formação de professores, uso de espaços de educação não formal, práticas para a sustentabilidade, diversidades e inclusão social no campo da educação científica e do ensino de humanidades. A presença de investigadores das áreas de Ensino e da Educação, e de outras áreas de conhecimento como Engenharia, Ciências Ambientais, Biotecnologia, Linguística e Literatura, Enfermagem, Saúde Coletiva, entre outras, confere ao periódico uma situação peculiar de escoamento do conhecimento científico no âmbito do Ifes, no âmbito do Estado do Espírito Santo, no Brasil, e, sobretudo, nos países ibero-americanos.

                 Agradecemos a colaboração do Comitê Científico e dos Consultores ad hocque dedicaram um pouco de seu tempo na avaliação dos artigos. Esperamos que os leitores aproveitem o número 01 da Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica de 2018.


Palavras-chave


educação científica e tecnológica

Texto completo:

1 - 3

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica

ISSN: 2236-2150 (Eletrônica)

ISSN: 2179-6955 (Impresso)  

 

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.