EVA: Um ambiente virtual de ensino-aprendizagem para a formação de professores e a educação básica em ciências

Nilcimar dos Santos Souza, Marília Paixão Linhares

Resumo


A consolidação da chamada era da informação exige das escolas profunda alteração de seu papel na sociedade, como por exemplo, atender ao novo perfil esperado para os profissionais do século XXI. Assim, desenvolvemos um ambiente virtual de ensino-aprendizagem denominado Espaço Virtual de Aprendizagem (EVA), destinado a apoiar o ensino de Ciências na educação básica e profissional regular e a refletir sobre a prática docente na formação inicial e continuada de professores de Ciências. Neste trabalho, abordamos as diretrizes e fundamentação teórica da metodologia de ensino que orientou a criação do EVA, as ferramentas presentes no sistema e os contextos educacionais em que ele já foi utilizado, além de uma avaliação do sistema com parte dos alunos que participaram de estudos no EVA.


Palavras-chave


software educativo, educação de jovens e adultos, formação de professores, ensino de ciências, estudo de caso

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica

ISSN: 2236-2150 (Eletrônica)

ISSN: 2179-6955 (Impresso)  

 

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.