SEGURANÇA NO TRABALHO EM AMBIENTES ESCOLARES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: UM CASO DO INSTITUTO FEDERAL

Helio Ricardo Portela, Sergio Luiz Braga França

Resumo


A temática “Gases”, no contexto do efeito estufa, foi desenvolvida em aulas experimentais de química do Ensino Médio, visando a preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM. Monitorados por um professor de química, alunos do curso de licenciatura em química planejaram aulas práticas, que foram ministradas no laboratório de ciências da escola estadual com uso de materiais alternativos e industrializados. Oito turmas do 2º ano do ensino médio participaram deste estudo. A estratégia de ensino produziu a articulação dos conteúdos programáticos trabalhados em sala de aula de forma teórica com a prática, a partir das observações e as evidências dos resultados experimentais obtidos pelos alunos do ensino médio.


Palavras-chave


segurança do trabalho, educação profissional, gestão educacional

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica

ISSN: 2236-2150 (Eletrônica)

ISSN: 2179-6955 (Impresso)  

 

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.