REVOLUÇÃO GENÔMICA: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA CONTEXTUALIZAR O ENSINO DE GENÉTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL DENTRO DE UMA PERSPECTIVA CTSA

Patrícia Bastos Leonor, Helania Mara Grippa Rui, Manuella Villar Amado, Sidnei Quezada Meireles Leite

Resumo


O presente trabalho constitui-se em um estudo de caso da aplicação de uma Sequencia Didática ao se utilizar revistas, jornais e o filme "prova de amor”, para ensinar conteúdos de genética básica dentro de uma perspectiva CTSA em uma turma de oitavo ano de uma escola pública no município de Vitória do Estado do Espírito Santo. A sequência didática foi baseada na proposta metodológica dos Três Momentos Pedagógicos baseadas em Demétrio Delizoicov, José Angotti e Martha Pernambuco, usando a exibição do filme e da realização de um júri simulado. Os resultados apontaram que os alunos se apropriaram de muitos conceitos relativos à genética mostrando-se capazes de promover uma discussão do papel da ciência na sociedade com reflexões críticas pautadas nos valores sociais vigentes. Sendo assim, acreditamos que a SD “Revolução Genômica” proposta nesse trabalho foi validada através da aplicação em sala de aula e avaliação dos pares.

Palavras-chave


ensino de ciências, ensino de genética, ensino fundamental, sequência didática.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica

ISSN: 2236-2150 (Eletrônica)

ISSN: 2179-6955 (Impresso)  

 

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.