CINECLUBE NA ESCOLA: UMA PROPOSTA SOCIOCULTURAL INTERDISCIPLINAR PARA A PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA

Sidnei Quezada Meireles Leite, Nádia Ribeiro Amorim, Vilma Reis Terra, Maria Alice Veiga Ferreira de Souza

Resumo


O objetivo desse trabalho foi analisar os aspectos pedagógicos e sociofilosóficos de um cineclube desenvolvido em uma escola de ensino médio, tendo como olhar principal o potencial interdisciplinar e a perspectiva sociocultural dessa atividade pedagógica. Esse projeto de extensão escolar envolveu alunos do ensino médio, aluno de graduação como monitor, professores da educação básica e pesquisadores da área de Educação em Ciências. A pesquisa qualitativa, teórica-empírica, foi desenvolvida na perspectiva de um estudo de caso, a partir de observações, aplicação de entrevistas semiestruturadas e análise de documentos oficiais. Os aspectos pedagógicos e sociofilosóficos foram discutidos a partir da exibição do filme Erin Brockovich: uma mulher de talentos. Os resultados evidenciaram a promoção de debates sobre ciência articulados à temas socioambientais e interdisciplinares, se constituindo como sendo um espaço interdisciplinar de alfabetização científica.

Palavras-chave


alfabetização científica. interdisciplinaridade. cineclube escolar. educação em ciências.

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Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica

ISSN: 2236-2150 (Eletrônica)

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