FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ANÁLISE DAS TESES PRODUZIDAS NO BRASIL ENTRE 2001 E 2011

Angela Meneghello Passos, Sergio de Mello Arruda, Marinez Meneghello Passos

Resumo


Analisam-se as teses do banco de teses da Capes no período de 2001 a 2011 que abordaram a formação de professores (FP) na perspectiva da Educação inclusiva (EI). A partir de um corpus, encontrou-se que: (i) a maioria das teses abordou a FP diretamente; (ii) nas demais a FP consta apenas de forma marginal. A análise concentrou-se posteriormente nas teses classificadas em (i), das quais se pôde concluir que: poucos trabalhos estão voltados para a formação inicial de professores na perspectiva da EI; a temática é importante para a formação continuada dos educadores, para que esses tenham acesso às novas tendências educacionais nessa perspectiva; há uma tendência para o desenvolvimento de reflexões sobre o processo inclusivo, o qual, de maneira discreta, já é uma temática sob investigação.


Palavras-chave


Educação inclusiva, educação especial, formação de professores, banco de teses da Capes.

Texto completo:

87 - 110

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Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica

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