CONCEPÇÕES DE ALUNOS INGRESSANTES DO ENSINO MÉDIO SOBRE O CONCEITO DE DIVISÃO CELULAR

Isabel de Conte Carvalho de Alencar, Gustavo Luiz de Sousa Bezerra, Ingrid Andrade Reis, Manuella Villar Amado

Resumo


Embora sejam bem variados entre os alunos, os conceitos de aprendizagem significativa e sua concepção prévia também influenciam no aprendizado dos processos de divisão celular. Nosso estudo foi baseado na asserção de que o conhecimento é gradual e a formação de novas concepções depende de outras pré-existentes. O presente trabalho teve como objetivo avaliar as concepções prévias sobre o conteúdo de divisão celular dos alunos ingressantes no ensino médio integrado a cursos técnicos do Ifes Campus Vitória. Para isso, os estudantes responderam a questões objetivas, que permitiu a caracterização do perfil dos mesmos, e a uma questão aberta sobre o conceito de divisão celular, que possibilitou uma análise de suas concepções sobre o conteúdo de maneira qualitativa.  Um total de 139 alunos foram entrevistados. Os resultados mostraram que o conhecimento sobre o assunto divisão celular é bastante restrito ao ambiente formal de ensino e que os alunos possuem apenas uma visão limitada e generalizante do tema. Em vista dos resultados obtidos, sugerimos que o ensino dos conceitos de divisão celular seja precedido de um momento de problematização que apresente aos alunos fatos e situações encontradas no cotidiano e na mídia que estejam vinculadas ao tema, tais como câncer, células tronco, regeneração, reprodução entre outros, para que seja possível resgatar conhecimentos prévios a fim de possibilitar uma aprendizagem significativa e auxiliar na formação de cidadãos autônomos, éticos, participativos e responsáveis.


Palavras-chave


Ensino de Genética; Divisão Celular; Conhecimentos Prévios.

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Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica

ISSN: 2236-2150 (Eletrônica)

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