ATIVIDADADES PEDAGÓGICAS INTERDISCIPLINARES: CIÊNCIA E CULTURA ARTICULADOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Maria Aparecida Carvalho, Israel Conceição, Marcia Regina Camanho

Resumo


Nos últimos anos, o assunto interdisciplinaridade é muito abordado na rede estadual de educação do Espírito Santo, principalmente depois do lançamento em 2009, pelo Governo do Estado, do Novo Currículo, que enfatiza essa questão da interdisciplinaridade, além da inclusão do tema Cultura e Ciência na Escola e Educação Ambiental. Neste sentido, os professores da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio “Marinete de Souza Lira”, localizada no bairro Feu Rosa, município de Serra/ES, uma área de risco social, pensaram um modo de trabalhar integrando arte, filosofia, cultura, patrimônio, educação ambiental, química e o uso de equipamentos audiovisuais. A partir disso, surgiu o projeto “A cultura através das ciências”. O início do projeto ocorreu na primeira semana do mês de junho de 2012, com previsão de término em setembro de 2012. A metodologia de trabalho envolve visitas pedagógicas, produção de relatórios, pesquisas bibliográficas e com imagens.As atividades realizadas foram visitas pedagógicas com produção de relatórios: ao Núcleo de Restauração da Universidade Federal do Espírito Santo (realizada em 18 de junho), sob a coordenação do professor Atílio Colnago e colaboração de Gilca Flores, onde foi mostrada a importância das obras de arte, as causas da deterioração das mesmas, todo o trabalho de análise química da obra; à Igreja dos Reis Magos, em Nova Almeida, Serra/ES, onde houve a demonstração da restauração feita pelo IPHAN e sobre o papel da religião na história do Espírito Santo; aulas práticas de química e arte e a abordagem feita em sala de aula dos conteúdos relacionados a cada área envolvida nesse projeto (Química, Arte e Filosofia) através de seminários, pesquisas, entre outros. Através deste trabalho, percebeu-se que é possível fazer trabalhos interdisciplinares, que possibilitem um resgate da cultura local e aumentem o interesse dos alunos pelas ciências, desde que o professor se abra para o novo e seja um professor pesquisador.


Palavras-chave


cultura e educação, interdisciplinaridade, patrimônio.

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Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica

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