POR UMA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA NA EJA: da desopressão à conscientização do aluno-cidadão-consumidor.

Ricardo Moura Marques, Christine Sertã Costa

Resumo


<!-- /* Font Definitions */ @font-face {font-family:Calibri; panose-1:2 15 5 2 2 2 4 3 2 4; mso-font-charset:0; mso-generic-font-family:auto; mso-font-pitch:variable; mso-font-signature:3 0 0 0 1 0;} @font-face {font-family:"Book Antiqua"; panose-1:2 4 6 2 5 3 5 3 3 4; mso-font-charset:0; mso-generic-font-family:auto; mso-font-pitch:variable; mso-font-signature:3 0 0 0 1 0;} /* Style Definitions */ p.MsoNormal, li.MsoNormal, div.MsoNormal {mso-style-parent:""; margin-top:0cm; margin-right:0cm; margin-bottom:10.0pt; margin-left:0cm; line-height:115%; mso-pagination:widow-orphan; font-size:11.0pt; font-family:"Times New Roman"; mso-ascii-font-family:Calibri; mso-fareast-font-family:"Times New Roman"; mso-hansi-font-family:Calibri; mso-bidi-font-family:"Times New Roman"; mso-fareast-language:PT-BR;} span.Style1 {mso-style-name:Style1; font-family:Calibri; mso-fareast-font-family:Calibri;} @page Section1 {size:612.0pt 792.0pt; margin:72.0pt 90.0pt 72.0pt 90.0pt; mso-header-margin:36.0pt; mso-footer-margin:36.0pt; mso-paper-source:0;} div.Section1 {page:Section1;} -->

Foi buscando apresentar a teoria da Educação Matemática Crítica como caminho para um ensino transformador e significativo na escola da EJA que o presente texto foi construído. Trata-se de um diálogo entre teorias e referenciais levantados em uma pesquisa de mestrado que investiga o ensino de Matemática nesta modalidade da Educação Básica. Para alocar a importância da Educação Matemática Crítica (EMC) nessas reflexões, evoca-se o já conhecido debate sobre as visões excludente e libertadora da escola. Nesta última, segue-se o pensamento de Paulo Freire sobre a Pedagogia do Oprimido como possibilidade de redefinir a posição dos sujeitos sociais envolvidos nas relações educativas. É o caráter libertador e democrático da Educação Matemática Crítica que ampliará as intervenções do aluno adulto no mundo em que vive (tão abastecido de informações quantitativas), elevando-o a uma nova condição de cidadania, trabalho e consumo.


Palavras-chave


educação de jovens e adultos, educação matemática, opressão, conscientização

Texto completo:

163 - 178

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica

ISSN: 2236-2150 (Eletrônica)

ISSN: 2179-6955 (Impresso)  

 

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.