A MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE VITÓRIA/ES – AS CONSTATAÇÕES, DIFICULDADES E SOLUÇÕES SOB A ÓTICA DOCENTE.

Ricardo Eduardo Amaro, Angelo Antonio Peterle, Lucicleide de Sousa Andrade Arrivabene, Marcus Antonius da Costa Nunes

Resumo


O professor enfrenta muitas dificuldades ao ensinar matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. A compreensão das necessidades do educador, os recursos ofertados pela escola pública e a didática envolvida no processo de aprendizagem são os objetos de estudo, nesta pesquisa de natureza qualitativa e caráter quantitativo. A formação do professor atuante no ciclo inicial do ensino fundamental é questionada e soluções são debatidas no ambiente escolar. Esse artigo analisa o cotidiano do aprendizado da disciplina de matemática na perspectiva do docente e tem a formação inicial e continuada do professor como tema principal, acompanhada dos tópicos tecnologia e espaço formal. A pesquisa foi realizada com professores dos anos iniciais do ensino fundamental de escola pública, na cidade de Vitória/ES.


Palavras-chave


Ensino de matemática; formação inicial e continuada; tecnologia e espaço informal.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica

ISSN: 2236-2150 (Eletrônica)

ISSN: 2179-6955 (Impresso)  

 

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.