PORTFÓLIO COMO INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM E AVALIAÇÃO

Marinês Pérsigo Morais Rigo, Melissa Mottin Ghisleni, Luísa Scheer Ely, Elisete Maria de Freitas, Evandro Bratti, Jane Aparecida Garcia de Senna, Eduardo Sehnem, Fernanda Scherer Adami

Resumo


O estudo objetivou verificar as percepções dos estudantes a respeito do uso do portfólio como ferramenta de ensino-aprendizagem. Ao final da disciplina, 34 acadêmicos responderam a um questionário no intuito de obter informações quanto à importância do portfólio na promoção da aprendizagem. Dentre os estudantes, 94% avaliaram a metodologia como “boa” e “ótima”, citando, como pontos relevantes, o incentivo à pesquisa e à reflexão. Apenas 6% consideraram o instrumento ruim e desgastante, no entanto, 50% destes afirmaram ser o incentivo à reflexão o ponto relevante da metodologia. A disponibilidade de tempo para seu desenvolvimento, planejamento para sua execução e a adequada pactuação entre docente e discentes foram considerados pontos importantes para o sucesso na sua aplicação.

Palavras-chave


aprendizagem significativa, autonomia, formação profissional, metodologias ativas, processo de ensino-aprendizagem.

Texto completo:

46 - 57

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica

ISSN: 2236-2150 (Eletrônica)

ISSN: 2179-6955 (Impresso)  

 

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.