ENSINO DE GEOMETRIA ANALÍTICA: DISCUSSÃO DOS PRESSUPOSTOS DA SEQUÊNCIA FEDATHI NO CONTEXTO DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA

Francisco Regis Vieira Alves, Ana Carolina Costa Pereira

Resumo


Nesse artigo são discutidas situações didáticas envolvendo a aplicação dos pressupostos que caracterizam as fases de ensino da Sequência Fedathi - SF. Seu contexto de aplicação envolve a Geometria Analítica. Desse modo, na seção inicial, indicam-se certos entraves pertinentes à qualidade do livro didático. Em seguida, descrevem-se as fases de ensino da SF, acentuando caracteres específicos requeridos no ensino desse conteúdo. Por fim, são trazidas três situações-problema conhecidas evidenciando vários elementos que emergem da relação professor-aluno-saber, com o auxílio do software GeoGebra. Na ausência de uma metodologia de base, no entanto, algumas das relações discutidas podem passar despercebidos ao professor de Matemática pouco experiente.

Palavras-chave


ensino, geometria analítica, sequência fedathi, professor de matemática

Texto completo:

26 - 45

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica

ISSN: 2236-2150 (Eletrônica)

ISSN: 2179-6955 (Impresso)  

 

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.