TECNOLOGIA NA ESCOLA: TRANSFORMANDO ANTIGOS PROBLEMAS EM MÉTODOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM COM O USO DO CELULAR VIA GÊNERO SHELFIE

Eliza Adriana Sheuer Nantes, Antônio Kélisson Gondim da Silva, Ana Paula Pinheiro da Silveira, Elís Cristina Sayuri Kussano Akiyama

Resumo


Este trabalho integra pesquisas desenvolvidas no projeto “Gêneros multimodais e multiletramentos: novas formas de autoria”, que investiga letramentos necessários para a construção de sentidos em gêneros multimodais, assumindo: a tecnologia como uma ferramenta ao dispor do professor; a concepção sociointeracionista de linguagem; e o conceito de multiletramento. A pesquisa apresenta caráter qualitativo, etnográfico, delineando-se como uma pesquisa-ação, via Linguística Aplicada, focalizando o uso do celular em atividades com o gênero shelfie. O resultado indicou a premência de o professor rever conceitos e explorar os recursos tecnológicos, visto que eles possibilitam o trabalho com os multiletramentos sob a perspectiva de que o ato de ensinar e aprender envolve múltiplos saberes. 


Palavras-chave


língua portuguesa. ensino. multiletramentos. celular. shelfie.

Texto completo:

3 - 25

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica

ISSN: 2236-2150 (Eletrônica)

ISSN: 2179-6955 (Impresso)  

 

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.