CONTRIBUIÇÕES DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO E DO PIBID NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA

Danielly Fraga Santana, Rosana Martins Mattiuzzi, Dilza Côco

Resumo


O artigo apresenta dados de uma pesquisa maior sobre formação docente, desenvolvida no Instituto Federal do Espírito Santo, campus Vitória. O texto tem por objetivo discutir aprendizagens docentes de licenciandos de matemática construídas em atividades de estágio supervisionado e de ações do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. Trata-se de pesquisa qualitativa, cujo corpus é composto por relatórios escritos e outros textos, elaborados por licenciandos desde o ano de 2011. Enunciados que integram esses relatórios são analisados a partir de pressupostos teóricos de Bakhtin e Shulman. Os dados apontam que oportunizar diferentes experiências na escola e privilegiar o diálogo e reflexões sobre essas, favorecem a construção de conhecimentos da docência.

Palavras-chave


Matemática. Aprendizagem docente. Enunciados.

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Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica

ISSN: 2236-2150 (Eletrônica)

ISSN: 2179-6955 (Impresso)  

 

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