TAREFA MATEMÁTICA INVESTIGATIVA NO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE DE RESOLUÇÕES DE TRÊS ESTUDANTES INVESTIGANDO O TRIÂNGULO DE PASCAL

Messenas Miranda Rocha, Vânia Maria Pereira dos Santos-Wagner

Resumo


Este artigo focaliza nas resoluções de três alunos de ensino médio em uma tarefa investigativa com o Triângulo de Pascal. Na pesquisa investigou-se o potencial de tarefas de resolução de problemas e tarefas investigativas em aulas de matemática e a importância dessas tarefas no processo educativo. Os alunos foram instigados a registrar observações, estabelecer relações, conjecturar e argumentar sobre suas conclusões durante a realização de tarefas investigativas. Percebemos que alguns alunos mudaram crenças, concepções e atitudes sobre a matemática, seu ensino e aprendizagem. Acreditamos que tarefas investigativas, quando realizadas pelos alunos em situações desafiantes e de complexidade adequada ao nível de desenvolvimento matemático deles, podem colocá-los no papel de matemáticos.

Palavras-chave


Tarefa investigativa. Triângulo de Pascal. Ensino médio. Matemática.

Texto completo:

95 - 120

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica

ISSN: 2236-2150 (Eletrônica)

ISSN: 2179-6955 (Impresso)  

 

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.