A DINÂMICA DO MODELO DOS CAMPOS SEMÂNTICOS NA CONSTRUÇÃO DOS NÚMEROS REAIS

Mariana dos Santos Cezar, Rodolfo Chaves

Resumo


Tratamos neste artigo da produção de significados matemáticos nos processos de ensino e de aprendizagem da construção dos números reais. De cunho qualitativo, nos moldes da pesquisa-ação, desenvolvemos reflexões, discussões e intervenções, entre pesquisadores e sujeitos da pesquisa. Propomos reflexões a respeito de paradigmas que permeiam o ensino da construção dos números reais. Para tal, participaram 32 alunos da Licenciatura em Matemática de uma Instituição Pública, durante um período de três meses. Como aporte teórico, adotamos o Modelo dos Campos Semânticos. A investigação permitiu entender que a visão que temos enquanto professores, pode não ser a mesma que nossos alunos possuem, que os significados que produzimos para uma situação-problema variam de acordo com os sujeitos.


Palavras-chave


números reais, formação de professores de matemática, modelo dos campos semânticos, produção de significado

Texto completo:

121 - 134

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica

ISSN: 2236-2150 (Eletrônica)

ISSN: 2179-6955 (Impresso)  

 

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.