CONTRIBUIÇÕES DA LÍNGUA PORTUGUESA PARA UMA PROPOSTA DE LETRAMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO NO CONTEXTO ESCOLAR

Aline Diesel, Eniz Conceição Oliveira, José Claudio del Pino, Diorge Jônatas Marmitt

Resumo


Este artigo trata do enfoque curricular em Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), o que significa trabalhar conteúdos que preparem o aluno para ser um cidadão crítico, capaz de compreender os problemas da sociedade, sabendo agir sobre eles. Discorre-se sobre a relação entre alfabetização e letramento científico e tecnológico e, a seguir, evidenciam-se contribuições da Língua Portuguesa nesse contexto. Além disso, são apresentadas práticas pedagógicas inovadoras criadas a partir da obra “O menino do dedo verde”, de Maurice Druon, que instigam os alunos a interferirem na realidade local, promovendo melhorias. Espera-se que, com este trabalho, o trabalho com enfoque CTS seja disseminado no ambiente escolar, principalmente na disciplina de Língua Portuguesa.

Palavras-chave


CTS, proposta de atividade, língua portuguesa.

Texto completo:

58 - 69

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica

ISSN: 2236-2150 (Eletrônica)

ISSN: 2179-6955 (Impresso)  

 

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.