INTERCÂMBIO INTERNACIONAL DE ESTUDANTES BRASILEIROS COM A UNIVERSIDADE DE AVEIRO DE PORTUGAL: O CASO DA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA UNEMAT

Maria Elizabete Rambo Kochhann, Dayse Cristine Dantas Brito Neri de Souza

Resumo


O objetivo deste trabalho foi o de estudar a formação internacional de estudantes de licenciatura em matemática, tendo em vista o contexto do Programa de Licenciatura Internacional (PLI) referente ao Edital Capes 2013-2015. O caso estudado foi o intercâmbio internacional de estudantes de licenciatura em matemática da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat, Brasil) com a Universidade de Aveiro (UAveiro, Portugal). A investigação qualitativa sobre as concepções de professores da UAveiro com relação à realização do intercâmbio internacional, tendo em vista dados coletados por meio de entrevistas e análise de documentos oficiais. O estudo dos aspectos da modalidade de estudantes, no âmbito internacional, foi apoiado pelos teóricos Siegler (2009), Reyes (2012), Veiga (2011) e De Witt (1998), entre outros. Foi apresentado um breve histórico sobre a mobilidade estudantil da Unemat, o que evidenciou a importância dessa experiência na formação inicial de professores. O estudo evidenciou que a experiência internacional agregou importância na formação em matemática, bem como na formação pedagógica do futuro professor de matemática. Entretanto, o estudo apontou para a necessidade de melhorar a base matemática dos referidos estudantes.

Palavras-chave


intercâmbio internacional, formação inicial de professores, programa de licenciatura internacional, educação matemática, mobilidade de estudantes brasileiros.

Texto completo:

19 - 41

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica

ISSN: 2236-2150 (Eletrônica)

ISSN: 2179-6955 (Impresso)  

 

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.