REDESCOBRINDO O CONCEITO DE LOGARITMO POR MEIO DA CONSTRUÇÃO DA RÉGUA DE CÁLCULO LINEAR

Eugeniano Brito Martins, Ana Carolina Costa Pereira, Paulo Henrique Souza Fonseca

Resumo


A Matemática estudada no Ensino Médio deve ser compreendida, sobretudo, como uma parcela do conhecimento humano, contribuindo para uma construção que permita uma visão de mundo, fundamental para a formação do aluno. Um assunto que permeia a formação desses estudantes são os logaritmos, que insistem em apresentar dificuldades em sua aprendizagem. Nosso intuito é apresentar o ensino de logaritmo por meio da construção da Régua de Cálculo, instrumento utilizado no século XVII e fundamental para a redução de cálculos astronômicos e matemáticos extensos. O estudo foi realizado e aplicado na UECE, direcionado para a formação inicial e continuada de professores de Matemática, por meio de cursos de extensão universitária, ofertados para validar o recurso a ser utilizado na Educação Básica.


Palavras-chave


logaritmo, régua de cálculo, educação matemática.

Texto completo:

47 - 65

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica

ISSN: 2236-2150 (Eletrônica)

ISSN: 2179-6955 (Impresso)  

 

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.