Discurso coletivo em um grupo de estudos e pesquisa: considerações sobre a participação e suas implicações

Maria Cristina Lima Paniago, Katia Alexandra Godoi e Silva

Resumo


Este trabalho tem por objetivo analisar o discurso coletivo dos integrantes do Grupo de Estudos e Pesquisa em Tecnologia Educacional e Educação a Distância (GETED) sobre a sua participação e implicações. Para atingir tal objetivo utilizamos uma abordagem metodológica quantitativa e qualitativa. Para a análise qualitativa utilizamos a metodologia do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). A fundamentação teórica que pauta este estudo provém da tessitura dos conceitos de participação e participação periférica legítima. De modo geral, os resultados apontam para a falta de tempo desses integrantes em relação à participação no grupo, além de mostrar a importância de aprofundar e vislumbrar outros estudos sobre a participação desses integrantes do grupo de pesquisa e estudo.

Palavras-chave


grupo de pesquisa, discurso do sujeito coletivo, participação periférica legítima

Texto completo:

3 - 25

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica

ISSN: 2236-2150 (Eletrônica)

ISSN: 2179-6955 (Impresso)  

 

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.