Análise de conteúdo de livros didáticos de biologia: uma perspectiva sobre os temas biotecnologia e engenharia genética no ensino médio

Elton José Ferreira Chaves, Maria de Fátima Camarotti

Resumo


No que se refere ao conteúdo de Biotecnologia e Engenharia genética nos livros didáticos de Biologia, muitas vezes este é o único e melhor material didático disponível para o aluno. Esse trabalho tem como importância definir a qualidade do conteúdo referente ao tema Biotecnologia e Engenharia genética nos livros didáticos de Biologia dentre aqueles presentes no guia do PNLD/2012. Foram analisados sete livros didáticos quanto aos tipos de enfoques veiculados ao tema supracitado. Foi utilizada a análise de conteúdo a partir da análise temática para estabelecer os tipos de enfoques. Dentre os livros analisados, quatro apresentaram os três indicadores de enfoques, e apenas um, mostrou maior destaque, apresentando discussões melhor elaboradas a respeito de questionamentos éticos.

Palavras-chave


ensino de biologia, biotecnologia, engenharia genética, livro didático

Texto completo:

86 - 112

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica

ISSN: 2236-2150 (Eletrônica)

ISSN: 2179-6955 (Impresso)  

 

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.