INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: O ESTUDO DAS MATRIZES COM O AUXÍLIO DA INFORMÁTICA

Claudionor de Oliveira Pastana, Danilo Padaratz Pereira Costa, Maicon Brilhante de Matos, Ramon Mororó Mota

Resumo


Este artigo retrata sobre as dificuldades encontradas na aprendizagem dos alunos na disciplina de matemática, sendo assim, busca-se utilizar recursos tecnológicos para auxiliar na aprendizagem dos alunos no ensino da matemática, utilizando o assunto das matrizes, que tem como objetivo facilitar a aprendizagem e compreensão dos alunos no componente curricular com o auxílio da informática, dessa forma, cabe ao professor que pretende lidar com essa ferramenta tecnológica aprender a utilizar o computador, sendo que muitos profissionais ainda não se adaptaram a essa tecnologia como ferramenta fundamental para o ensino da matemática, principalmente em elaborações de gráficos e tabelas que possibilita uma melhor visualização no assunto abordado, construindo assim novos conhecimentos. Para o desenvolvimento deste trabalho, inicia-se com alguns relatos históricos sobre o surgimento das matrizes e posteriormente a história da informática como um auxílio para o aprendizado e a relação dos educadores, nesse novo contexto educacional no mundo tecnológico. Logo, após a análise do assunto abordado, foi desenvolvida uma pesquisa de campo, com o intuito de levar a sala de aula a importância do estudo da matemática com a utilização do recurso tecnológico, e coletar dados sobre a pesquisa. Para o desenvolvimento da pesquisa tivemos como objetivo repassar o conhecimento básico das matrizes e suas operações. A pesquisa foi de caráter qualitativo e quantitativo, embasada em estudo de caso, com questionários e exercícios aplicados a uma turma do 2º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Professor José Ribamar Pestana, na cidade de Santana.


Palavras-chave


Ensino, Matemática, Aprendizagem, Informática.

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Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica

ISSN: 2236-2150 (Eletrônica)

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