PROJETO ILUMINAR - UM DIÁLOGO COM A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA DA ZONA RURAL E URBANA DA CIDADE DE DELFIM MOREIRA NO BRASIL

Leonardo Ribeiro Góes-Silva, Ana Maria de Paiva Alves e Silva, Ingrid Valentim

Resumo


O objetivo deste trabalho foi o de estudar o desenvolvimento de uma projeto denominado “Lumiar”, realizado durante 2015, considerando o contexto da educação básica pública da cidade de Delfim Moreira, sul de Minas Gerais, Brasil. A pesquisa qualitativa, sobre as práticas pedagógicas do projeto escolar à luz da alfabetização científica, foi apoiada em observações e entrevistas semiestruturadas e documentos produzidos ao longo desse projeto que envolveu cerca de 600 alunos de ensino fundamental e médio. Ressalta-se a realização de atividades científicas de caráter interdisciplinar, abordando temáticas sobre energia – renováveis e não renováveis, perpassando pelas temáticas da energia da vida, meio ambiente e produção de energia elétrica, cujos resultados foram durante uma “Semana de Educação”, realizado em setembro de 2015. A análise dos resultados indicaram que a prática contribuiu para a formação cidadã e a alfabetização científica dos alunos da educação básica. 


Palavras-chave


projeto escolar, alfabetização científica, formação cidadã, educação básica, interdisciplinaridade.

Texto completo:

42 - 52

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica

ISSN: 2236-2150 (Eletrônica)

ISSN: 2179-6955 (Impresso)  

 

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.