TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Rosana Maria Luvezute Kripka, Lori Viali, Regis Alexandre Lahm

Resumo


Com objetivo de identificar atuais desafios e possibilidades em contextos educacionais, realizou-se um estudo teórico sobre processos de formação de professores e uso de tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). Identificou-se que são necessárias transformações estruturais em processos formativos de modo a inserir os recursos das TIC nos ambientes formais de ensino. Esse processo se inicia com a promoção de reflexões que possibilitem perceber a necessidade de inovações em práticas.  Prossegue com a proposição de inovações que propiciem a inserção do uso de recursos tecnológicos em ambientes de aprendizagem, visando a aproximação do ambiente escolar à realidade vivenciada pelos estudantes, onde os usos de recursos tecnológicos devem ser entendidos como mediadores em atividades de construção do conhecimento. Conclui-se que talvez seja esse maior desafio da educação, na atualidade: formar professores capazes de explorar os recursos tecnológicos que favoreçam a aprendizagem, de modo a potencializar a formação integral do estudante.

Palavras-chave


formação de professores, TIC, recursos tecnológicos, ensino e aprendizagem, atividades colaborativas

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Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica

ISSN: 2236-2150 (Eletrônica)

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