AS REFORMAS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E SEUS IMPACTOS NO COTIDIANO DOS PROFESSORES DO IFES – CAMPUS COLATINA: OLHARES DE ONTEM E DE HOJE

Míriam Albani

Resumo


A contemporaneidade é marcada por profundas transformações que impactam o ser e o fazer dos indivíduos. Diante desse contexto, este trabalho busca investigar as percepções dos professores sobre as reformas da educação profissional por que passou o Ifes – Campus Colatina. O problema de pesquisa surge da necessidade de identificar o impacto dessas mudanças para os professores no seu cotidiano de trabalho e de que forma essa questão produziu seus pensamentos e suas práticas. Como metodologia adotou-se a abordagem qualitativa, na qual foram analisadas as narrativas dos professores através das quais relatam suas experiências. Os resultados apontam que o pensamento hegemônico atravessa os discursos e as práticas dos professores ao mesmo tempo em que des(constroem) a realidade por meio de incessantes lutas.


Palavras-chave


Educação; Reforma do ensino; Professores; Globalização.

Texto completo:

242-273

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica

ISSN: 2236-2150 (Eletrônica)

ISSN: 2179-6955 (Impresso)  

 

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.