A MOSTRA CULTURAL “GENTE E CORPO”: DIVULGANDO A CIÊNCIA E DESENVOLVENDO A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Carlos Roberto Pires Campos, Rodolfo Moura Pereira, Marcelo Borges Rocha

Resumo


As feiras escolares configuram-se como eventos de divulgação cientifica e  objetivam difundir o conhecimento científico no ambiente escolar, para a comunidade em geral. As teorias relacionadas à produção e à divulgação da ciência nos permitem construir a ideia de uma Mostra Cultural que destaca não só conteúdos das ciências como também de outras áreas. Este artigo busca destacar a relevância social da Mostra Cultural, como evento de divulgação científica, destacando seu potencial na promoção da alfabetização científica dos atores escolares. Para tanto, traz para o centro do palco alunos e professores, tornando-os protagonistas do processo de divulgação do conhecimento científico. Como resultado foi possível apontar avanços significativos na alfabetização científica de alunos, com relação ao conhecimento sobre seu corpo e destacar junto à equipe de professores a relevância de eventos de divulgação científica com vistas à socialização da ciência.


Palavras-chave


Mostra cultural; práticas pedagógicas; divulgação científica; ensino de ciências

Texto completo:

138 - 171

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Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica

ISSN: 2236-2150 (Eletrônica)

ISSN: 2179-6955 (Impresso)  

 

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