OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO SEXUAL NO CONTEXTO ESCOLAR: O PAPEL DA ENFERMAGEM

Vaneska Ribeiro Perfeito Santos, Isabel Cristina Adão, Ernani Coimbra Oliveira, Isabella Cristina Moraes Campos, Stela Cabral Andrade, Ozana Aparecida Sacramento

Resumo


Este trabalho buscou identificar, na produção científica nacional, evidências sobre a abordagem da educação sexual pela enfermagem no contexto da escola de nível fundamental e médio. Trata-se de estudo de revisão integrativa, sendo os dados coletados na base de dados da Biblioteca Virtual de Saúde, no período de setembro a outubro de 2015, segundo critérios de exclusão e inclusão pré-determinados. O levantamento bibliográfico identificou 191 publicações, sendo a amostra final composta por 13 estudos que atendiam aos critérios de elegibilidade. Foi possível inferir que há uma significativa lacuna de conhecimento a respeito do tema e a falta efetiva de uma integração ou envolvimento do profissional de enfermagem na questão educacional escolar. No entanto, podemos apontar que a enfermagem, navertente voltada para a educação em saúde, pode contribuir para promover nos adolescentes comportamentos e atitudes responsáveis.


Palavras-chave


adolescente, educação sexual. saúde escolar, enfermagem

Texto completo:

187 - 207

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica

ISSN: 2236-2150 (Eletrônica)

ISSN: 2179-6955 (Impresso)  

 

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.