DIFERENTES REPRESENTAÇÕES DOS NÚMEROS RACIONAIS: UMA ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA

Veridiana Rezende, Clarice Miranda

Resumo


Apresentamos neste trabalho os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo analisar livros didáticos de Matemática do 8º ano do Ensino Fundamental, à luz da teoria dos registros de representação semiótica, no que se refere aos diferentes registros de representação, os tratamentos e possibilidade de conversão no estudo dos números racionais proposto pelo livro.  A investigação abrangeu duas obras do 8º ano, aprovadas pelo Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2014, e o critério de escolha foi decorrente de os livros serem os mais adotados nas escolas pertencentes ao Núcleo Regional de Campo Mourão – Paraná. A análise teve como foco o capítulo do livro em que se estuda o conjunto dos números racionais, em relação a abordagem teórica e às tarefas. A análise mostrou diferenças entre as obras no que se refere às representações semióticas. Percebeu-se que o registro em língua natural está presente nas duas obras na introdução ao conteúdo, mas somente o LD-2 explora este registro nas tarefas propostas. A conversão do registro numérico fracionário para o numérico decimal é o registro mais presente em ambas as obras. Já o registro potência de dez e o figural discreto não foram identificados nas análises. Estes fatos indicam a importância da escolha das obras e dos professores diversificarem as tarefas em sala de aula.


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Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica

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