O ENSINO NA NATAÇÃO: UTILIZAÇÃO DE TUTORES PARA TREINOS EM ATLETAS COM DEFICIÊNCIA FÍSICA

Paulo T. Nazar, Lilian Cristina Gomes Nascimento, Juliana A.P. Schuller, Cléria Maria Lobo Bittar, Maria Georgina Marques Tonello

Resumo


A natação adaptada é um dos esportes mais importantes para pessoas com deficiências físicas. Este estudo teve como objetivo discutir a ação de tutores e avaliar a percepção de atletas com deficiências. Participaram do estudo oito atletas, idade de 18 a 55 anos, com deficiências físicas. Participaram dos treinos de natação tutores durante oito semanas. Os atletas com deficiências físicas participaram de um grupo focal. Os resultados encontrados foram de 3 categorias diferentes a respeito da experiência com a tutoria na natação adaptada. O estudo concluiu que a tutoria foi apresentada como uma experiência positiva e apresentaram também críticas em relação a experiência. Algumas competências foram apresentadas para o desenvolvimento dos tutores para proporcionar uma prática mais eficaz.

Palavras-chave


pessoas com deficiência, natação, preceptoria, atletas

Texto completo:

38 - 57

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica

ISSN: 2236-2150 (Eletrônica)

ISSN: 2179-6955 (Impresso)  

 

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.