UMA PROPOSTA DE ENSINO DO EFEITO FOTOELÉTRICO UTILIZANDO SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL A PARTIR DOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS

Francisco de Assis Lima de Sousa Junior, Marcus Vinicius Pereira

Resumo


O currículo de física no ensino médio, durante muitos anos, se encontrava restrito à abordagem de tópicos pertencentes à física clássica e atualizações curriculares a partir do final do século XX introduziram tópicos de Física Moderna e Contemporânea (FMC). O efeito fotoelétrico, um dos tópicos de FMC, trata-se de um fenômeno abstrato e de difícil observação e compreensão pelos estudantes, gerando um obstáculo para a sua aprendizagem. O objetivo deste trabalho é identificar as contribuições de uma sequência didática envolvendo o uso de simulações computacionais para o processo de ensino e aprendizagem do efeito fotoelétrico tendo por base os três momentos pedagógicos. A estratégia foi aplicada durante quatro aulas de uma turma da 3ª série do ensino médio de um colégio localizado no município de Nova Iguaçu (RJ). Os dados foram coletados por meio de gravação em áudio dessas aulas, questionários e a prova bimestral da escola e foram analisados através do método da análise de conteúdo. Como resultados, podemos citar que houve uma evolução gradativa nas respostas dos questionários no decorrer da intervenção didática, aumento da capacidade de aplicação dos conhecimentos em situações reais e preferência por aulas com a simulação computacional pela maioria dos estudantes.


Palavras-chave


ensino de física, efeito fotoelétrico, simulação computacional, três momentos pedagógicos

Texto completo:

103 -129

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Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica

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