OS SUJEITOS DO PROEJA: A PARTICIPAÇÃO DA MULHER NO CURSO TÉCNICO INTEGRADO DE SEGURANÇA DO TRABALHO NO IFES – CAMPUS VITÓRIA

Icléia Barbosa Marinho, Maria José de Resende Ferreira

Resumo


Esse artigo é um recorte do trabalho monográfico apresentado para a conclusão do Curso de Pós-Graduação Lato Senso em Educação Profissional e Técnica Integrada à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos do Instituto Federal de Educação do Espírito Santo.  Objetiva analisar a participação da mulher no Curso Técnico Integrado de Segurança do Trabalho do Instituto Federal do Espírito Santo Campus Vitória. Empreendeu-se uma pesquisa qualitativa, de cunho exploratório, com apresentação de estudo de caso. Foi utilizada para a produção dos dados a entrevista semi-estruturada aplicadas a oito (8) alunas, do 8º (oitavo) módulo do curso. Constatou-se que gradativamente, as mulheres estão vencendo barreiras e buscando inserir-se no mercado de trabalho, em profissão que até pouco tempo era reduto masculino: atividades na área industrial. Também se averiguou que enfrentam condições adversas no seu cotidiano, persistindo ainda a desigualdade sexista nas relações escolares e familiares, que se traduzem ainda na subordinação da mulher ao homem. Foi comprovado, que as mesmas enfrentam dificuldades, em relação à família para estudarem e exercerem sua profissão, causadas pelo preconceito e por não terem assistência pública de apoio à infância.


Palavras-chave


escolarização, gênero, educação de jovens e adultos, PROEJA.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica

ISSN: 2236-2150 (Eletrônica)

ISSN: 2179-6955 (Impresso)  

 

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.