CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NA CONSTRUÇÃO DO PERFIL REFLEXIVO-CRÍTICO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS

Emerson N C Gonçalves, Michele Waltz Comarú

Resumo


Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que buscou investigar as contribuições do Pibid à formação inicial de professores de Ciências. Foram entrevistados sete bolsistas e, pela análise textual discursiva, identificou-se categorias de análise e proposições de discussões sobre a relação dos pibidianos com a carreira docente e as contribuições do Pibid para a sua formação durante a participação no programa entre os anos de 2010 e 2013. Revelou-se que os discentes não eram completamente esclarecidos quanto às características da licenciatura quando do ingresso, tampouco da identidade do professor de Ciências e da sua prática, porém a experiência reflexiva-crítica sobre a prática pedagógica e a carreira docente, durante sua participação no Pibid, desmitificou tabus sobre a educação pública, construindo conceitos e interesses sobre a docência contribuindo relevantemente na formação inicial desses futuros professores de Ciências da Educação Básica.


Palavras-chave


Pibid; formação inicial de professores; professores de Ciências

Texto completo:

152 – 186

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Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica

ISSN: 2236-2150 (Eletrônica)

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