USO DO CELULAR NO ENSINO DE FÍSICA: ENSINO E APRENDIZAGEM DE VELOCIDADE MÉDIA

George Bassul Areias, Isaura Alcina Martins Nobre, Vanessa Battestin Nunes, Amanda de Oliveira Souza Santos, Andressa Ernana Sales de Brito Souza, João Paulo Petri Assunção

Resumo


Os dispositivos móveis potencializam o ensino e a aprendizagem por apresentarem recursos instantâneos e interativos, oportunizando a inserção das tecnologias digitais para dentro da sala de aula. Dentro desta perspectiva em mostrar o uso significativo do celular articulado com a vivência dos alunos, valorizando seus conhecimentos com as tecnologias, foi despertado o interesse em desenvolver atividades por meio do celular que promovesse o senso crítico e reflexivo. Nesse contexto, está pesquisa buscou analisar o uso do celular por meio do aplicativo “Meu professor de Cálculo”, tomando por base o ensino da Física no contexto do Ensino Fundamental II, a partir dos pressupostos da aprendizagem móvel apresentada pela UNESCO (2014), da mediação pedagógica por Vigotski (2007) e pelo ensino da física por Halliday et al (2012). Quanto à metodologia, está pesquisa se caracterizou como qualitativa do tipo exploratória descritiva, utilizando, como uma das técnicas de coleta de dados, a observação participante.  Entre os resultados alcançados, concluímos que o ambiente de aprendizagem móvel constitui-se um espaço aberto à construção do conhecimento, à construção cognitiva, sócio afetiva de interação e comunicação entre alunos e professores.


Texto completo:

208 - 228

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica

ISSN: 2236-2150 (Eletrônica)

ISSN: 2179-6955 (Impresso)  

 

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.