PEDAGOGO NO PROEJA: IDENTIDADE E SABERES

Luciane Serrate Pacheto Bacheti, Alex Jordane de Oliveira

Resumo


O presente trabalho surge da necessidade de compreender como os pedagogos que atuam nos cursos do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA constroem a sua identidade. Assim, investigaram-se as práticas pedagógicas desenvolvidas pelos pedagogos nos cursos de PROEJA nos campi do Instituto Federal do Espírito Santo: Vitória, Colatina e Itapina. O caminho trilhado para a realização do estudo deu-se a partir da pesquisa qualitativa. Aplicou-se questionário à equipe docente do PROEJA e entrevistaram-se coordenadoras e pedagogas do PROEJA nos campi pesquisados. Organizaram-se os dados em três categorias: aspectos pedagógicos, operacionais e subjetivos, considerando a atuação do pedagogo, os desafios enfrentados por ele e as demandas trazidas a ele. A consolidação dos dados coletados demonstrou que a grande maioria dos professores, no dia a dia da escola, busca o pedagogo para apoio nos aspectos pedagógicos, seguidos dos aspectos subjetivos. A investigação apontou como fundamental e necessária a formação continuada, tanto dos docentes quanto do pedagogo, realizada por meio de pesquisa em cursos de pós-graduação, ao longo do próprio exercício profissional, em espaços intencionalizados e sistematizados de formação em serviço. Assim, diante da complexidade das práticas educativas, em especial aquelas realizadas no PROEJA, a identidade do pedagogo é construída e reconstruída, permanentemente, dentro do processo dinâmico característico da educação e da própria vida, num eterno vir a ser e estar sendo.


Palavras-chave


PROEJA; pedagogo; identidade; formação de professores

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica

ISSN: 2236-2150 (Eletrônica)

ISSN: 2179-6955 (Impresso)  

 

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.