COMPORTAMENTO DE ESTUDANTES EVADIDOS DE CURSOS TÉCNICOS: UM ESTUDO UTILIZANDO TÉCNICAS DE MINERAÇÃO DE DADOS

Renata Gomes Cordeiro, Munir de Sá Mussa, Henrique Rego Monteiro da Hora

Resumo


Contexto: Dada a problemática da evasão e a quantidade de dados armazenados pelas instituições de ensino, através da utilização da mineração de dados torna-se possível extrair características que descrevem os alunos.

Objetivo: O objetivo do presente trabalho é aplicar a mineração de dados para identificação de comportamento dos alunos evadidos em cursos de nível técnico.

Metodologia: Para o cumprimento do objetivo é realizado um estudo de caso no Instituto Federal Fluminense. São executadas as etapas de obtenção, tratamento, higienização e mineração dos dados. Na última etapa é utilizado o método de classificação J48.

Resultados: A partir das árvores geradas pelo método foi possível identificar que em sua maioria, os alunos evadidos são descritos pelo desempenho ou frequência nas disciplinas dos primeiros módulos do curso.

Conclusão: Os resultados são considerados satisfatórios por terem permitido realizar análises que de fato descrevem comportamentos de alunos que evadiram na amostra analisada.


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